Se você costuma ir à feira para comprar hortaliças já deve ter percebido como os preços de alguns itens variam de acordo com a sua sazonalidade.
É simples entender o motivo. Por exemplo, quando é tempo de caqui, ele aparece em muitas barracas bonito e apetitoso. A oferta aumenta e a fruta fica mais barata. Quando não é época, fica mais feio, custa mais caro ou some das bancas.
É tempo de couve-flor
A couve-flor na feira com ótima aparência e preço baixo.
Muito benéfica se incorporada na nossa alimentação, a couve-flor é antioxidante e tem ação anti-inflamatória, ou seja, nos favorece contra o envelhecimento e contra doenças como o câncer, além de ter vitaminas, cálcio, potássio etc. Para quem quer emagrecer é uma aliada porque tem poucas calorias, mas dá saciedade. Vale a pena saber mais sobre as propriedades dessa planta, acessando o Mundo Boa Forma.
Existem inúmeras receitas feitas com couve-flor. Como ingrediente é muito versátil. Pode ser usada crua ou cozida em saladas e antepastos, como guarnição ou acompanhamento de outros pratos e também ser feita empanada, gratinada, recheada, com molhos (brancos e rosés), como ingrediente secundário de farofas, como substituta do arroz e muito mais.
Sopa de couve-flor
Ingredientes
1 cebola pequena cortada em brunoise
1 colher (sopa) de manteiga
300 gramas de couve-flor sem as folhas
1/2 litro de água
1 batata média
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de creme de leite (opcional)
Sal e pimenta branca
Modo de fazer
Desmanche a couve-flor partindo-a com as mãos ou com a ajuda de uma faca. Lave as flores da couve com cuidado e deixe-as por alguns minutos em água com vinagre. Retire-as e enxague em água corrente. Seque-as levemente.
Refogue a cebola na manteiga até que fique transparente. Acrescente a couve-flor escorrida e a batata descascada e cortada em cubos. Refogue. Acrescente água e um pouco de sal. Quando a água ferver, tampe parcialmente a panela, e conte três minutos.
Desligue o fogo e deixe terminar o cozimento sem necessidade de mais calor. Após alguns minutos, destampe a panela e deixe esfriar um pouco. Remova os ingredientes sólidos e leve-os ao liquidificador para processar com um pouco da água do cozimento.
Depois de bater por cerca de um minuto, retorne o caldo espesso do liquidificador para a água da panela e acrescente o leite, mexendo para não derramar. Tempere com sal e pimenta do reino.
Se desejar, acrescente o creme de leite ao final. Quando levantar fervura, desligue o fogo.
Está pronta a sopa!
Pode ser servida quente como as sopas convencionais e fria como uma entrada deliciosa.
Post original do Blog da Gavioli: Da feira à sopa de couve-flor