Receitas de Comidas Armênias
“A maior parte das receitas apresentadas não possuem quantidades, pois nossas avós faziam tudo atchki tchapov” (com a medida do olhar)
SUBEOREG
Para quem é de origem armênia, esse é um prato daqueles que reúne a família, tanto no preparo como ao redor da mesa. Parecido com a lasanha do domingo, que é montada numa assadeira ou refratário grande para ser servida em partes quando todos já estão salivando devido aos aromas, mas à mesa, naquela deliciosa confusão que tem uma reunião cheia de parentes e amigos que amamos.
Ingredientes
Massa
- 1 quilo de farinha de trigo
- 12 ovos
- 2 colheres (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de óleo
- Água (o necessário para uma massa elástica e homogênea)
- Manteiga derretida (suficiente para passar na massa cozida)
Recheio
- 3 unidades de queijo branco ralado
- 750 gramas de muçarela ralada
- Salsinha, tudo temperado com sal e pimenta (cebola opcional)
Sugestão: Prepare o recheio por primeiro. Misture todos os ingredientes e deixe descansar.
O recheio pode variar. Pode ser feito com carne ou, para os vegetarianos, com espinafre, por exemplo.
Modo de preparo
Para a massa:
Numa tigela grande ou numa superfície lisa, coloque a farinha e cave um buraco no centro onde serão colocados os ovos. Aos poucos, incorpore a farinha aos ovos num movimento que comece pela extremidade interna da farinha (a que está em contato com os ovos) e durante esse processo, acrescente o óleo e o sal. Amasse suavemente, o bastante até obter uma massa elástica. A coloração será levemente amarela devido aos ovos.
Com um rolo ou com cilindro, abra a massa bem fina. Divida-a em partes de acordo com as camadas previstas para a montagem.
Em água fervente, cozinhe as massas por cerca de três minutos. Em seguida, interrompa o cozimento em água gelada (como na técnica de branqueamento).
Seque as massas abertas com uma toalha. Atenção: três partes dessa massa devem estar bem secas!
Montagem
Numa assadeira untada com manteiga derretida, assim que secar a massa, coloque uma das partes e pincele com manteiga derretida. Essa primeira camada de massa deve estar bem seca. Repita esse processo com mais duas camadas de massa. Neste ponto, distribua todo o recheio em toda extensão. Por cima do recheio, coloque a próxima massa seca, repita o processo feito antes de colocar o recheio e termine com a última massa seca por cima. Antes de levar ao forno, faça os cortes, marcando os pedaços. Após assado será mais difícil cortar.
“Não desanime! Parece difícil, mas trabalhando em família nem percebe o tempo passar”, dizem as cozinheiras armênias.
Sobre a cultura alimentar
A culinária de cada região tem suas técnicas próprias. Há muita beleza nos processos, em especial, os que são feitos em família, como o preparo do subeoreg. Quando ocorre uma diáspora como a do povo armênio no começo do século passado, a comida é uma forma de resistência, talvez a mais forte de todas. É comum que as pessoas aprendam o novo idioma, os comportamentos comuns ao novo país onde vivem, mas que continuem cozinhando como faziam em sua terra natal.
A iniciativa da UGAB – União Geral Armênia de Beneficência do Brasil de promover a Semana Armênia de Gastronomia é uma forma de apresentar como a permanência dos valores do povo armênio está presente na sua comida.
Para nós do Minestrone, a comida é a maior representação dessa cultura. Por isso, abraçamos a ideia dessa semana gastronômica.
Não é tão fácil quanto parece reproduzir uma receita, principalmente porque, o que parece óbvio para alguns, não é nada óbvio para outros. Para ser fácil é preciso estar incorporado na nossa história, vivência e experiência. Se for preciso, adapte ao seu jeito de fazer, ao ingrediente que está disponível. Isso não é desrespeitoso, ao contrário, faz parte das mudanças culturais inevitáveis. Mas, diante dessa oportunidade de aprender numa semana especial de receitas armênias, aproveite!
Leia também:
Ainda esta semana, tem podcast sobre a comida de origem da Armênia no Minestrone e no Vibe Cast da rádio Vibe Mundial.