Providência (significado): disposição prévia dos meios necessários para a consecução de um fim. Atitude necessária
Conheço gente nessa vida que só não chama Providência porque o escrivão no cartório se enganou e registrou Maria ou Ana ou Terezinha… Mas fato é que são pessoas cuja disposição para resolver coisas e tomar atitudes diante de qualquer situação é característica marcante.
Quem gosta de receber gente em casa também funciona assim. Providenciar é praticamente uma ação contínua. Não dá pra viver sem pensar em muitas coisas ao mesmo tempo.
Acho que é por isso que estou sempre escrevendo listinhas de afazeres. Sem elas corro o risco de esquecer coisas realmente importantes.
Entre as providências a serem tomadas por quem vai hospedar, a comida é uma das mais importantes. Não só as refeições esperadas como café da manhã, almoço e jantar, mas também aquelas frutas na fruteira e um bolo caseiro caso bata uma fominha…
Por isso hoje vou compartilhar uma receita de pão de ló incrível. Um bolo sequinho que pode ser servido sozinho ou com uma geleia, um creme do tipo chantilly.
Ah! Nada de preconceito, hein? Eu sei que brasileiros adoram bolos molhados, mas em favor dos bolos secos tenho uma grande amiga que um dia me disse: “se você não gosta de bolo seco é porque não comeu o bolo que foi feito para ser seco”. Devo admitir, ela tem razão.
O que me encantou nesse pão de ló foi o modo de fazer, que é diferente do que estou acostumada. Vamos a ele.
Pão de ló de amêndoas
Ingredientes
3 ovos
90 gramas de açúcar
90 gramas de farinha de trigo
30 gramas de farinha de amêndoas
Modo de fazer
Numa panela pequena, coloque os ovos e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre para misturar bem os ingredientes até que atinja uma temperatura de cerca de 35 a 40 graus (a que é suportável por o dedo sem queimar).
Retire do fogo e despeje esse conteúdo numa tigela, que pode ser a da batedeira. Com o batedor da batedeira em rotação média para alta bata até que essa massa atinja ponto de letra (quando a mistura ficou bem clara e é praticamente possível escrever nela com o batedor sujo de massa).
Aos poucos junte as farinhas, ambas peneiradas. Faça isso em três etapas e apenas misture a massa fazendo movimentos do fundo da vasilha para a superfície, com o objetivo de aerá-la. É importante não bater, só misturar.
Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus em forma de fundo (ou lateral) removível untada com manteiga por exatos 25 minutos.
Técnica
Esse bolo não leva fermento. O que faz a massa crescer é o processo de executá-la, isto é, ao bater o açúcar levemente aquecido com os ovos ocorre a aeração necessária para o bolo ficar fofinho. Outro ponto importante é a farinha ser peneirada, o que também a torna mais aerada.
Aplicações do pão de ló de amêndoas
Serve como base para o preparo de bem-casados, para ser recheado com geleias, doces em compota, caldas de chocolate ou café. Pode também ser servido sozinho, apenas com açúcar de confeiteiro polvilhado. Para acompanhar um chá, um café ou um capuccino.
Viu só como pode ser fácil “providenciar” uma alegria para seus convidados?
Assinado: Dona Providência
Coluna Lá em Casa – Revista Regional – Abril/18
Leia também:
Clau muito grata pela receita fiz um bolo bem casado. Ficou sensacional 😍😍😍😍😍😍😍😍😍
Oi, Claudia. Adorei a frase do bolo seco. Quero fazer a receita neste fim de semana. Qual é mais ou menos o tamanho da forma para que fique na altura do bolo da foto? Obrigada e um abraço!
Oi, Solange! Falha nossa não colocar o tamanho da forma… desculpe. Uma forma redonda com fundo removível e de 20 cm de diâmetro é a que eu uso. Fica perfeito. Aliás, é o bolo da foto. Beijos.