Surpreendente! Como pode existir um programa de TV com duração de meia hora em que o assunto, do começo ao fim, é marmita? Sim! Marmita. Aquela comida que a gente faz em casa e arruma direitinho num recipiente fechado, envolve num paninho bem bonito e leva numa sacola, na mochila ou na bolsa para o trabalho ou a escola.
Desde agosto do ano passado, a GNT tem um programa que vai ao ar em primeira exibição às terças, entre 20h30 e 21h, apresentado por Caio Braz, chamado Marmitas e Merendas.
Em princípio, parece inusitado, mas não é que funciona? Deve ser pela dinâmica do programa que tudo dá certo e a gente vê até o fim. Caio Braz (e seu sotaque deliciosamente recifense) é uma graça de criatura, funciona super bem no vídeo e sabe tratar com irreverência e intimidade seus convidados. A produção cuida para que gente famosa pareça gente normal quando elas dão dicas sobre seus alimentos, gostos e formas de levar a merendinha na bolsa para onde quer que vão. Outra coisa que a produção faz é rechear a atração com conceitos sem preconceitos como veganismo, intolerâncias, restrições alimentares etc.
Quando gastronomia é assunto de dia a dia e comer comida de verdade um lema, acaba que um programa como esse é mesmo bem-vindo. Talvez até seja mais instrutivo do que escolher, no mesmo horário, em outro canal, assistir a um telejornal, já que é um horário nobre, mas o que se noticia é “mais do mesmo à milanesa”, como diria uma velha amiga.
Tomara que tenha a segunda temporada.
Programa Marmitas e Merendas – Canal GNT, terças, às 20h30