CINEMATECA BRASILEIRA (Sala Grande Otelo)
(veja também a programação da Sala 4 do Espaço Itaú – R. Augusta)
Quinta-feira, 6/out
18h
Abrindo a Terra – O Rei da Batata
Dir. Eric Ebner, Aaron Ebner, EUA, 2019, 51’
Uma ode visualmente deslumbrante às culturas indígenas da Cordilheira dos Andes, o filme é sobre Julio Hancco, um ancião que vive nos Andes e cultiva mais de 300 variedades de batata – um verdadeiro guardião da biodiversidade. Ele representa um povo, uma cultura e um modo de vida que está se perdendo com a modernização. A cultura deles sobreviverá? Ou tudo será perdido com o último Rei da Batata?
19h
O Sabor do Céu
Dir. Michael Lei, EUA, 2019, 85’
O empresário de culinária dinamarquês Claus Meyer, cofundador do Noma, deu início a uma revolução gastronômica na capital da Bolívia, La Paz, com a abertura do Gustu, restaurante requintado e escola de culinária para jovens do país. Sob a tutela de Meyer, esses jovens bolivianos trabalham para um futuro melhor enquanto tentam estabelecer seu país como o próximo grande destino culinário do mundo.
20h30
A Terra e o Prato
Dir. João Grinspum Ferraz e Fábio Meirelles, Brasil, 2020, 71’
Com acesso sem precedentes aos melhores chefs do mundo, A Terra e o Prato revela como algumas das mais proeminentes figuras da gastronomia pensam a respeito das mudanças na indústria alimentar – incluindo seu território, suas diferentes culturas, sua criatividade e a forma como moldam sua relação com a natureza e a sustentabilidade.
Sexta-feira, 7/out
18h
Claude: Além da Cozinha
Dir. Ricardo Pompeu, Brasil, 2019, 80’
Este documentário sensorial acompanha o chef francês Claude Troisgros em uma de suas viagens anuais de moto, em que ele percorre o Brasil e outros países da América do Sul em busca de inspiração para a sua cozinha. Nessa expedição ao longo do rio São Francisco, moradores locais mostram novos ingredientes e receitas ao chef, que aos poucos nos conta sua história, desde a infância em Roanne, onde viu de perto o surgimento da Nouvelle Cuisine, até a decisão de se estabelecer no Brasil e, assim, contribuir para a construção da gastronomia nacional.
20h
A Festa de Babette – SESSÃO AO AR LIVRE
Dir. Gabriel Axel, Dinamarca, 1987, 104’
Dinamarca, século XIX. Filippa e Martine são filhas de um rigoroso pastor luterano. Após a morte do religioso, surge no vilarejo Babette, uma parisiense que se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhou um grande prêmio na loteria e se oferece para preparar um jantar suntuoso em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Os paroquianos, a princípio temerosos, acabam rendendo-se ao banquete de Babette.
*Degustação: SAVARIN
(Leia sobre A Festa de Babette no Minestrone)
Sábado, 8/out
13h30
Ratatouille*
Dir. Brad Bird, Jan Pinkava, EUA, 2007, 111’
Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se vê dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.
*Oficina de STOP MOTION (a partir das 15h30) + Degustação de MASSA COM RATATOUILLE
18h
Tomates Verdes Fritos*
Dir. Jon Avnet, EUA, 1992, 130’
Evelyn Couch é uma dona de casa emocionalmente reprimida que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Porém, a vida dela se transforma ao conhecer Ninny Threadgoode, uma senhora vivaz de 83 anos que lhe conta histórias de seu passado – como a história de amizade entre duas mulheres, a rebelde Idgie e a doce Ruth, cozinheira de mão cheia, mas casada com um homem violento.
*Degustação: TOMATES VERDES FRITOS
20h30
Estômago – SESSÃO AO AR LIVRE*
Dir. Marcos Jorge, Brasil, 2007, 112’
Na vida, há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, nosso protagonista, descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras sociais dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte – e eles sabem melhor do que ninguém qual é a parte melhor. Uma fábula nada infantil sobre poder, sexo e culinária.
*Degustação: MACARRÃO À PUTANESCA
Domingo, 9/out
18h
Os Cervejeiros da Vez*
Dir. Aaron Hosé, EUA, 2021, 89’
A cerveja artesanal gera dezenas de bilhões de dólares anualmente para a economia dos EUA. Apesar da herança egípcia e africana da cerveja, essas tradições foram esquecidas e raramente são encontradas na cultura cervejeira americana. Hoje, os donos negros de cervejarias representam menos de 1% das quase 9.000 cervejarias em operação. Ansiosos para mudar a percepção histórica de quem faz e bebe cerveja, cervejeiros negros, proprietários de marcas e influenciadores em todo o país estão reformulando a indústria de cerveja artesanal e o futuro da bebida adulta favorita dos Estados Unidos.
*Degustação: CERVEJA TARANTINO
20h
Delicioso – Da Cozinha para o Mundo*
Dir. Eric Besnard, França, 2021, 113’
Em 1789, pouco antes da Revolução Francesa, a gastronomia era um assunto da aristocracia; de fato, o prestígio de uma casa nobre dependia quase inteiramente da qualidade e reputação de sua cozinha. Quando Pierre Manceron, um chef de talento, mas recentemente demitido, decide criar um lugar de prazer e partilha aberto a todos – o primeiro restaurante! –, ele ganha clientes e inimigos.
*Degustação: TORTA DE BATATA
Quarta-feira, 12/out
13h
Ratatouille*
Dir. Brad Bird, Jan Pinkava, EUA, 2007, 111’
Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se vê dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.
*Oficina de STOP MOTION (a partir das 15h00) + Degustação MASSA COM RATATOUILLE
17h
Brewmance: Amor pela Cerveja*
Dir. Christo Brock, EUA, 2021, 102’
Brewmance: Amor pela Cerveja retrata a cena cervejeira nos Estados Unidos, olhando para a história, o processo e a comunidade de fabricação de cerveja caseira e artesanal. O documentário se detém especialmente na jornada de dois grupos de cervejeiros caseiros de Long Beach, na Califórnia, e seu desejo de romper com uma cerveja insípida e homogeneizada.
*Degustação: CERVEJA TARANTINO
19h
Antes do Prato – SESSÃO AO AR LIVRE
Dir. Carol Quintanilha, Brasil, 2022, 54’
Uma realização do Greenpeace Brasil, o documentário vai a três regiões do Brasil e mostra uma mobilização social potente e diversa para combater a fome, gerar saúde e garantir um meio ambiente em equilíbrio para toda a população. Diante de um país em crise, o filme retrata como a agricultura familiar agroecológica vem criando pontes entre as cidades e o campo para propor uma revolução no atual modelo de produção e consumo de alimentos. Uma revolução em rede, conectada, solidária. E que já está em andamento.
Ouça o Blablablá na Cozinha do Minestrone sobre o SP Food Film Fest, com o curador do festival, André Henrique Graziano. Uma conversa deliciosamente cinematográfica!
Outros podcasts sobre filmes de gastronomia, séries, livros. Cabe tudo aqui dentro.
Você conhece o Clube de Assinatura do Minestrone? Todos os meses uma nova experiência entregue na sua casa. Assine.
Nas dicas do podcast sempre tem alguma sugestão que você pode amar.