A Alameda Editorial recém-lançou a revista Arrozfeijão, edição número zero. Essa é pra colecionador! E mais. Para quem lida com gastronomia, história e cultura comemorar e se engajar, já que revista impressa (número zero) nos dias atuais é coisa de gigantes!
A proposta é que todas edições sejam sempre impressas com temas livres relacionados a cozinha, gastronomia e história. O mais interessante de tudo é a oportunidade incrível para os pesquisadores dos estudos da alimentação já que a revista ArrozFeijão está aberta a quem quiser propor artigos, resenhas, entrevistas ou reflexões.
Conceito ArrozFeijão
“O projeto da revista nasceu dentro da sala de aula”, é o que conta a pesquisadora e professora Joana Monteleone. A ideia que se materializou partiu de questionamentos e criações das alunas Erika Kaiser Mori e Flavia Couto, com contribuições de Laura Parreira Conte, Adriana Salay Leme, Bárbara Cordovani e Renata Miranda.
Para quem não conhece, a editora da revista é Joana Monteleone, que já esteve num dos episódios da primeira temporada do podcast Minestrone para falar de livros de gastronomia. A Alameda Editorial é ela quem toca!
Segundo uma nota divulgada página da Joana no Facebook, conceitualmente, a revista de gastronomia quer trazer uma combinação de textos densos e de reflexão, mas não necessariamente acadêmicos. Inspirada numa revista inglesa, da Oxford, editada por Allan Davidson, chamada Petit Propos Cuilinaires.
Arroz, feijão e mistura
A capa da edição traz temas como o louro e a cambuquira, as questões sociais que envolvem o café e o feijão e os menus dos bailes da Ilha Fiscal. Assuntos instigantes para quem estuda alimentação e tem um olhar na história a fim compreender o presente e não se surpreender com o que vem. Como disse Joana Monteleone, para os leitores curiosos de assuntos que parecem não ter fim.
Serviço – ArrozFeijão. Revista impressa. Edição n. zero. Lançamento Alameda Editorial. Preço: R$ 40 – Vendas pelo site da editora.