Foi publicada em meados deste ano, a terceira edição do guia de azeites do autor Sandro Marques. Uma obra para ler, ter e consultar que, desta vez, recebeu o nome de Extrafresco: O Guia de Azeites do Brasil porque faz jus ao produto feito aqui no país.
Segundo o autor, o azeite produzido no Brasil é servido “extrafresco” e, por isso é, mais aromático, saboroso e melhor para a saúde.
Houve expressivo crescimento da olivicultura nos últimos anos, sobretudo no Rio Grande do Sul e na região da Serra da Mantiqueira, além de haver cultivo também em Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Já são mais de 70 marcas de azeite extravirgem produzidas no Brasil que participam e trazem prêmios de competições internacionais
O guia cataloga esses azeites e se propõe, de forma clara e criativa, a explicá-los desde o seu cultivo até que cheguem ao prato, trazendo ilustrações, infográficos e também técnicas e receitas culinárias para quem se interessa pelo tema.
Minestrone dá a dica – Esse pode ser um excelente presente de Natal. Que tal?
Serviço: Extrafresco - O Guia de Azeites do Brasil 2020-2021 Editora Livrobits - R$ 79,00 (preço promocional) Onde encontrar: EXTRAFRESCO.COM.BR - versão e-book na Amazon.