Hoje a gente vai falar sobre uma técnica culinária chamada branqueamento. Ao contrário do que você possa imaginar caso não conheça essa técnica, não se trata de tornar algo branco. Longe disso.
Ao branquear um alimento, o que é feito em geral com vegetais, em especial, os legumes e as verduras, o objetivo é manter a cor e a textura dos ingredientes cozinhando-os brevemente em água fervente, por um ou dois minutos para, em seguida, interromper o cozimento com água fria ou gelada. Isso faz com que os alimentos preservem suas características de firmeza e se mantenham al dentes, isto é, não amoleçam demais.
Preparos como saladas que levam feijões e outros grãos combinados com tubérculos ou raízes como batatas, cenoura e beterraba, e também outros vegetais, como brócolis e couve-flor, comumente cozidos, se valem dessa técnica.
Agora você já pode branquear os seus próprios ingredientes. Bora pra cozinha!
Sugestões do Minestrone:
- ouça os episódios e leia as dicas dos podcasts
- aprenda técnicas de gastronomia
O Momento Minestrone é uma produção conjunta entre o Minestrone e a rádio Vibe Mundial. Três vezes ao dia, durante a programação da rádio (às 7h25, 14h25 e 22h25), são veiculadas pílulas de conhecimento em gastronomia.