Um dia, quando ainda cursava gastronomia na faculdade, perguntei a um chef de cozinha famoso durante uma palestra qual era o utensílio mais importante pra ele na cozinha. Prontamente me disse: a faca! Até hoje penso nessa resposta às vezes quando estou cozinhando.
Tenho um pequeno jogo de facas próprias para cozinheiros de uma linha que tem os cabos brancos. Bem fácil de encontrar. Elas foram compradas cada uma individualmente e nem custaram muito caro. Mas são sempre cuidadas com esmero.
As facas são instrumentos realmente importantes na vida de quem cozinha. Para cuidar bem delas, evite bater, use-as sempre em tábuas de corte e mantenha-as limpas e afiadas. Há quem tenha receito de mantê-las bem afiadas, mas, acredite as facas sem corte, sem fio, como dizemos, são mais perigosas do que as bem amoladas porque exigem menos força das mãos de quem cozinha para cortes os alimentos.
Outra coisa importante é diante de qualquer faca, mesmo as mais afiadas, as crianças devem ser educadas quanto ao uso delas, evitando acidentes. Lembre que as crianças são espertas e aprendem se forem bem instruídas, muito mais do que se tiverem medo da ferramenta.
Ouça os podcasts Minestrone sobre livros de gastronomia e de cozinha.
Leia o post sobre Ferramentas de Cozinha
Assine o Clube de Assinatura do Minestrone. Todo mês uma caixa de produtos gastronômicos chegam na sua casa pra uma experiência gustativa e sensorial. Você vai amar!
O Momento Minestrone é uma produção conjunta entre o Minestrone e a Vibe Mundial. Três vezes ao dia, durante a programação da rádio (às 7h25, 14h25 e 22h25), são veiculadas pílulas de conhecimento em gastronomia.