Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Spotify | Deezer | RSS
Podcast Minestrone – Banquete Amazônico – Ep. 16
O chef Ricardo Frugoli conversa com Clau Gavioli e Fábio Bitelli sobre o banquete amazônico, nome dado à refeição feita nas casas dos cidadãos belenenses após a procissão dos festejos do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará.
Na roda de conversa se fala de fé, de festejos religiosos e profanos, de negócios e da comida considerada a mais brasileira entre todas.
Foto: Agência Pará de NotíciasApresentação: Clau Gavioli e Fábio Bitelli
Convidado: Ricardo Frugolli
Gravado em 27 jan 2020 / Publicado em 21 fev 2020
Banquete amazônico
Ricardo Frugoli é professor de gastronomia e pesquisador da festa do Círio de Nazaré. Segundo ele, “a maniçoba anuncia o círio”, referindo-se ao aroma que exala durante o preparo das folhas de mandioca que são o ingrediente principal desse prato.
De acordo com a tradição, as folhas precisam de sete dias de fervura em fogo brando para que deixem de ser “venenosas”. Frugoli diz que o veneno das folhas da maniva (pé da mandioca), o ácido cianídrico, é muito volátil, e que bastam poucas horas em ebulição para que evapore completamente. Mas, nem por isso, o chef deixa de fazer o preparo de acordo com o que manda a tradição. “Melhor não arriscar”, diz rindo.
Podcast Minestrone
O minestrone é uma sopa italiana onde cabe todo tipo de ingrediente. O podcast e o site Minestrone fundamentam-se nessa ideia. Tudo o que se refere a comida e a bebida cabe aqui. Desta vez, a gente fala sobre a comensalidade do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará.
A gente sabe que gastronomia não é glamour, mas que a comida é símbolo dos valores das pessoas que a compartilham.
No fim de cada episódio, as melhores dicas de gastronomia! Acesse as dicas do podcast.
Você gosta do podcast Minestrone? Já ouviu o episódio sobre cachaça? Ela é a mais brasileira de todas as bebidas, assim como a comida mais brasileira, dizem, é a do Pará.
Compartilhe com os amigos o que achou dos episódios que já ouviu. Divulgue nas redes sociais. O Minestrone está em todas elas. Siga-nos e compartilhe nossas peripécias gastronômicas:
Facebook:
Instagram – https://www.instagram.com/minestrone_site/
Twitter – @minestrone_site
LinkedIn – Minestrone
A sua opinião e sugestões são importantes. Sugira assuntos, deixe um comentário. Envie uma mensagem com seus dados no Whatsapp – 11 99161 2835.
Até a semana que vem!