Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Spotify | Deezer | RSS
Podcast Minestrone: Comida de Santo – Ep. 17
A comida de santo é o tema do podcast Minestrone. Nesse episódio, a gente conversa sobre como a gastronomia se apropria dos ingredientes, modos de preparo e rituais de compartilhamento dos alimentos que ocorrem nas festas e oferendas para os orixás do candomblé.
Apresentação: Clau Gavioli e Andrea Faltin
Convidados: Patricia Rodrigues de Souza e Carlos Ribeiro, pesquisadores de comida de santo
Gravação: 18 fev 2020 – Publicado em 28 fev 2020
Comida de Santo e seus rituais
Por princípio, todas as religiões são marcadas por elementos simbólicos relacionados à comida. O alimento simboliza a fé daquele que crê e ele é, muitas vezes, usado como uma representação material dos valores estabelecidos por cada religião de acordo com os rituais de que participam.
Tanto o preparo quanto a oferenda são rituais que simbolizam a importância do alimento para os orixás, que têm preferências e quizilas (aquilo que o orixá não gosta) e são cultuados pelos praticantes do candomblé.
A gastronomia e a comida de santo
Em 2015, a chef Bel Coelho surpreendeu o público e a crítica com o Menu dos Orixás, trazendo para o seu restaurante Clandestino, no bairro de Pinheiros em São Paulo, o conceito da comida de santo com o requinte e a técnica da alta gastronomia. Ela não foi a primeira e nem será a última a apresentar uma gastronomia inspirada em conceitos bastante sólidos para quem é de terreiro e de santo.
Como mencionou Patricia Rodrigues, pesquisadora da materialidade nas religiões e autora do livro A religião vai à mesa, durante a gravação do podcast, a comida muitas mais vezes se aproxima da religiões do que está longe delas. Para Patricia, a comida é sagrada não importa se feita no terreiro ou em casa.
Segundo Carlos Ribeiro, que escreveu Comida de santo que se come, as festas dos orixás são celebrações onde a gastronomia (referindo-se à comida) tem papel fundamental. Sempre tem muita comida e bebida nas casas em que os religiosos do candomblé praticam sua fé.
Comida de Santo no podcast
Caso você tenha achado estranho tratar de comida de santo num podcast sobre gastronomia, lembre-se que o Minestrone é um site de inclusão, no qual tudo o que se refere a comida e bebida são assuntos relevantes. Sem preconceitos!
Gosta do nosso conteúdo? Então, compartilhe o podcast Minestrone com os amigos e ouça os outros episódios e deixe um comentário.
O Minestrone está nas principais redes sociais, por isso a gente pede que você nos siga e compartilhe nossos podcasts e posts:
Facebook:
Instagram – https://www.instagram.com/minestrone_site/
Twitter – @minestrone_site
LinkedIn – Minestrone
Até o próximo!
Que legal! Estava procurando dicas de livros sobre o assunto e já achei aqui! Vou me aprofundar no tema!
É um tabu na gastronómia. Cada dia nos surpriendemos com valores culturais e religiosos que que a gastronomia abrange. Certo professor e chefe Alcir.
Para gastronomia e espetáculo vamos em
frente nestes rica cultura religiosa
Parabéns pela proposta e pela abordagem deste post.
Os alimentos para o espírito e para a matéria sempre estiveram caminhando juntos desde os primórdios da civilização.
Esta é uma longa avenida a ser percorrida. Vá em frente.