Edições Anteriores

Um piquenique na Primavera Minestrone

Setembro - 2022

“Quando entrar setembro…”

A sua caixa Minestrone vai chegar pronta para um piquenique na primavera, a estação das flores e que vem trazendo o calor de volta.

Para quem ainda não assinou, essa é a hora de tomar a decisão de se tornar membro do clube Minestrone. Veja o que está sendo preparado para chegar à sua casa em setembro. Na sua caixa de piquenique terá: cambumenta, bolo de castanhas, caponata, torradas, geleia, rosquinha de flocos e salame fatiado.

Presente especial de primavera: Só que para ser piquenique tem que ter toalha xadrez, por isso, a gente manda uma de presente pra você.

Minestrone na Amazônia

Agosto – 2022

Essa caixa amazônica é fruto das pesquisas do podcast Minestrone. De uma vivência no Instituto Laurinda, em Mangabeira, uma comunidade ribeirinha do Pará, à beira do rio Tocantins vieram alguns produtos e, outros, de Manaus, no Amazonas.

As farinhas d’água e de tapioca são feitas na casa de farinha da dona Joana Laura, farinheira há mais de 40 anos. Nas embalagens e em postagens do Minestrone há formas de uso e preparo. Os nibs Cacauaré e barra de chocolate 100% são os verdadeiros produtos “tree to bar”, mas o que é isso? Que tal ouvir o podcast sobre chocolates e aprender?

Ainda na caixa tem uma geleia de cacau produzida pela Preta Maia em Mocajuba. Do cacau da Maricilda, tem um marshmallow artesanal feito pela dona Joana. De Belém, do mercado Ver-o-peso, veio um pequeno mimo, uma peneirinha, e de Manaus, do mercado Adolpho Lisboa, vieram balinhas de cupuaçu.

Essa caixa tem um sabor de Brasil a mais, é da Amazônia, da floresta, da roça, das gentes que somos nós, que somos irmanados pela mesma terra e às vezes a gente nem se lembra. Esse é o Minestrone onde cabe tudo!

Tudo quentinho nesse inverno...

Julho - 2022

A caixa Minestrone de julho foi planejada os dias frios. Nada simplesmente chegou e entrou na caixa, tudo tem um toque especial.

Capuccino Minestrone – resultante de tentativas diversas até obter gosto e textura esperados. Cremoso, espumoso e cheio de chocolate.

As fondues de queijo e de chocolate e seus acompanhamentos

Um mimo: o pequeno rechaud e dois garfinhos para se servir das fondues sugeridas (uma de queijo e outra de chocolate). Entregue-se ao processo e curta a experiência de prepará-las.

Para a fondue de queijo – Queijos tipo Emmental e Gruyére – O primeiro é original da Suíça, feito de leite de vaca cozido, com sabor suave e adocicado, com furos e casca escovada; e o segundo foi criado na cidade suíça de Gruyère e tem mais potência de sabor. Acompanham grão de bico torrado com mostarda e mel e ervilha torrada com wasabi, sugestões picantes para intercalar sabores.

Para sua fondue de chocolate

Chocolate de Campos do Jordão com acompanhamentos de marshmallow, castanhas e frutas glaceadas e desidratadas. A diferença entre as frutas é que as glaceadas levam açúcar e as das outras, apenas é retirada a água, aumentando a concentração de frutose em relação ao volume da fruta inteira.

Festa Junina

Junho - 2022

Festejados os santos, Antônio, João e Pedro dão o pano de fundo pra toda gente comemorar, envolvendo religiões e tradições, danças, shows, quadrilhas, jogos, bandeirinhas, balões e fogos de artifício, além de muita comida e bebida.

Na sua caixa de junho, há comidinhas ma-ra-vi-lho-sas de festa junina. Um tanto “gourmetizados, o milho e o amendoim não podem faltar: cuscuz de milho, tradicional para alguns, para outros, nem tanto; pipoca doce de paçoquinha – é a própria gourmetização; amendoins japonês e doce – presentes em nossa gramática alimentar há tempos, o japonês é Mendorato e o doce, artesanal.

Bolo de rolo é um doce pernambucano, de Recife, mas agora tem em Sampa. O da Padoquinha é o que está na caixa em dois sabores: tradicional de goiabada e o inovador de café. Ainda tem pé de moleque, o redondão, da Colônia. O melhor! E a cocada Moreninha é o que tem de mais gostoso na caixa. Duas versões: branquinha e casadinha. É do Ceará. A cachaça Roseira é de alambique de Minas Gerais. Artesanal até no rótulo.

Um pouco do Brasil como ele é

Maio - 2022

Diverso, plural, com sabores criativos e inusitados. É de Brasília a inspiração para essa caixa.

A geleia de café veio de lá, do Mercado do Café. Apesar da base ser purê de maçã, o sabor de café de qualidade se sobrepõe; sequilhos ou biscoitinhos de leite, é de Santa Catarina e combina muito com a geleia.

Se tem coisa mais brasileira do que paçoca de pilão, desconheço. Essa tem tradição, é JR, feita em Maria da Fé, MG. O patê de alcachofra La Pianezza tem nome italiano, mas é feito de biomassa de banana verde orgânica e a alcachofra é produzida no Brasil. Macarrão de trigo integral com espinafre da marca Excelsa que produz no Brasil desde 1951. Bem diferente.

Abril: o melhor mês do ano

Abril - 2022

Mês de Páscoa que traz a sensação de renovação! É outono e a luz dos dias é linda já que as águas de março lavaram o ar. Por isso a seleção do mês vem como esse espírito de renovação e descoberta. Ficou bom…

Blend! é uma bebida criada no Grajaú, no coletivo Nóispornóis. Os bombons da Amazônia (cupuaçu e bacuri) foram garimpados na Flor de Jambu, assim como o pó de “café” de açaí, uma surpresinha arrojada. Diga depois se aprova ou não.

Ainda tem o queijo Fernão, o melhor de todos, da Fazenda Santa Luzia – Muuuuito mais que parmesão. Linguiça calabresa temperada do Minestrone – Fatiadinha e apimentada: uma iguaria, no sentido estrito, de comida delicada e apetitosa. Orna com cerveja, principalmente, artesanal (as mais fortes) ou com uma taça do seu vinho preferido.

Experimente o que é novo.

Março - 2022

Na seleção dessa Caixa Minestrone há itens que são encontrados nos supermercados mais sofisticados, e a gente não lhes dá a devida atenção.

Três sugestões da caixa com essa característica propõem o ato de experenciar, sair da zona de conforto e provar. São elas: chocolate Lindt extra amargo,, uma barra de chocolate suíço com recheio cremoso de “amargor doce” com qualidade; patê ou pasta La Pastina de aspargos verdes para fazer canapê, bruschetta, acompanhar torradinhas ou como molho; espaghetti de palmito pupunha – vegano, é macarrão, mas não é massa, é gostoso e pronto.

Entre os artesanais e exclusivos: queijo Simental da Fazenda Santa Luzia, um medalha de prata do Prêmio Queijo Brasil e a bala de coco (ou de leite) do Glaucy que, quem já provou, aprova. Tem gosto de infância bem vivida. Compensa o amargor do chocolate!

Fim de Férias!

Fevereiro - 2022

Depois das férias de verão em janeiro, é hora de pegar firme no batente, de volta às aulas… Que delícia!

Em fevereiro, o sabor de cada item deu o tom das escolhas para a caixa. Todos bem pronunciados e marcantes.

A tapenade de azeitona é uma produção do Minestrone; a geleia de laranja ST. Dalfour, francesa, não tem adição de açúcar e é feita de laranjas com casca, o que dá um leve amargor; o queijo Gregório, sem mais, é uma edição premiada dos queijos com arte da Fazenda Santa Luzia; a goiabada cascão Delicássis, doce brasileiro, é a versão preferida devido aos pedaços da casca de goiaba que dão textura e, por fim, o biscoito de arroz integral com sementes e açafrão – da NaturalLife, que tem sabor neutro e por isso vai bem com geleias, requeijão, manteiga, queijo, patês e, claro, com tapenade de azeitonas pretas.

Caixa Minestrone de Ano Novo

Janeiro - 2022

Em 2021, o projeto do Clube de Assinatura Minestrone se tornou real. Em 2022, a gente quer, a cada mês, quando sua caixinha chegar, ultrapassar uma experiência saborosa de produtos excêntricos. Queremos acessar memórias afetivas por meio de aromas e sabores capazes de acionar lembranças e gerar sensações.

A primeira caixa de 2022, vem com um mimo: um calendário de mesa, da fotógrafa Nícia Guerriero.

Você também vai encontrar, o queijo Trilha produzido na Fazenda Atalaia com leite de cabra e maturado por 2 meses; um dukkah – tempero de origem egípcia; sardinha portuguesa da marca Ramirez, além de um chocolate bean to bar de caramelo com flor de sal 36% da chocolatier Priscylla França e um chá da emblemática flor do bem-me-quer-mal-me-quer, a calêndula.

Ano Novo, renove a esperança por dias melhores!

A vida pede meia horinha de descanso

Dezembro – 2021

A caixa Minestrone de dezembro é um convite para a pausa: só meia horinha de descanso diário. Momentos de sossego durante o dia ajudam a relaxar a mente e reduzir a aceleração. A proposta é experimentar!

Para tanto, que tal uma xícara do Jasmin Tea? Para acompanhá-lo: o sembei é um biscuit japonês crocante e adocicado parente dos biscoitinhos da sorte; o chutney de cebola que é uma conserva agridoce de origem indiana; o queijo Bandeirante da Fazenda Santa Luzia e a copa Majestade, que é bem temperada com especiarias.

Na sua caixa há biscoitinhos de Natal, um mimo para agradar aos olhos e ao coração, assim como o livro Toda comida tem uma história, da autora Joana Monteleone que traz breves ensaios sobre alimentação e gastronomia. Um bom convite para aquela horinha do descanso.

Na estreia do Clube de Assinatura...

Fevereiro - 2022

O Minestrone preparou uma seleção de produtos para fazer você se apaixonar pela ideia de receber ou dar de presente para alguém, mensalmente, uma caixa gastronômica.

Não há quem resista a essa seleção! A combinação dos itens é para degustar rezando: queijos, mel, mostarda, marzipã e especiarias para o seu café. E claro, tem uma surpresinha especial de estreia.

Aproveite essa sensação prazerosa e a multiplique por todo o ano, sempre no comecinho do mês.

Receba a newsletter Minestrone e Minestrone Clube de Assinatura